Política

IL defende revisão da legislação laboral para aumentar a flexibilidade nas relações de trabalho

há 5 horas

Rui Rocha, líder da IL, advoga por uma legislação laboral que promova maior flexibilidade entre empresas e colaboradores, propondo uma avaliação das alterações desde 2019.

IL defende revisão da legislação laboral para aumentar a flexibilidade nas relações de trabalho

Em declarações à imprensa após uma visita a uma empresa no setor agroalimentar em Vila do Conde, Rui Rocha, presidente da IL, discutiu a necessidade de reformular a legislação laboral, enfatizando que é crucial estabelecer "uma solução mais flexível" na interação entre empresas e colaboradores.

Rui Rocha mencionou que, desde 2019, "foram implementados dois pacotes legislativos praticamente em sequência" que introduziram tanto "medidas adequadas como outras menos eficazes". Por isso, a primeira ação da IL será realizar uma revisão das mudanças legislativas desde então, para identificar o que teve sucesso e o que não funcionou.

"Estamos no momento certo para avaliar estas legislações e decidir quais os caminhos a seguir", afirmou o líder da IL. Ao ser questionado sobre as declarações de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, que criticou Luís Montenegro do PSD por suas opiniões sobre a greve na CP, Rocha reafirmou que "o direito à greve é um princípio fundamental".

Embora defenda que a greve é um "adquirido civilizacional" que deve ser respeitado, sublinhou que também é necessário considerar as necessidades dos cidadãos que utilizam os serviços de transporte ferroviário. "É preciso discutir a legislação laboral de forma abrangente, mas algumas medidas específicas são de elementar justiça", concluiu.

Tags:
#LegislaçãoLaboral #FlexibilidadeNoTrabalho #AvaliaçãoLegislativa