Política

Hugo Soares: PS deveria sentir vergonha pelo estado do INEM

O secretário-geral do PSD criticou o PS por sua gestão do INEM, elogiou avanços no SNS e expressou confiança na atual liderança do governo para solucionar os problemas na saúde.

08/07/2025 20:05
Hugo Soares: PS deveria sentir vergonha pelo estado do INEM

No coração da apresentação de Marco Pina, candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Soares, secretário-geral do PSD, pronunciou-se sobre a saúde, tema que tem suscitado críticas por parte da oposição recentemente.

Soares sublinhou que, passados um ano desde o início do seu mandato, a situação no Serviço Nacional de Saúde (SNS) melhorou, mencionando que "hoje, há mais portugueses com médico de família do que no ano passado, e mais urgências operacionais do que encerradas". Além disso, referiu que "as esperas nas urgências e por cirurgias, especialmente as oncológicas, são agora mais curtas".

Relativamente ao Institutio Nacional de Emergência Médica (INEM), Soares criticou a gestão do PS ao longo de oito anos, afirmando que "é necessário que o PS sinta vergonha antes de falar sobre o INEM. Durante oito anos, o INEM foi negligenciado. Em apenas um ano, nós não só reenviámos recursos como também estamos a contratar mais pessoal e a restaurar uma instituição que foi abandonada pelo PS".

Apesar das críticas, o líder parlamentar do PSD reconheceu que existem ainda "muitos desafios pela frente" no SNS e que a estrada para a recuperação é longa. Contudo, ele reafirmou a sua "completa confiança no primeiro-ministro, neste Governo e na ministra da Saúde para resolvermos os problemas estruturais a que o SNS se depara".

#SaúdeEmFoco #PSVergonha #GovernoResponsável