Homenagem emocionante a Diogo Jota em Anfield com camisola do Benfica
A família Vieira prestou homenagem a Diogo Jota, junto a Anfield, com uma camisola do Benfica, em sinal de solidariedade e respeito por um "herói" do Liverpool.

No dia de hoje, a família Vieira deixou uma camisola do Benfica perto do estádio de Anfield, em Liverpool, em tributo ao jogador Diogo Jota e ao seu irmão, André Silva. Vítor, Sílvia e o filho Sérgio participaram na homenagem que foi organizada por adeptos do Liverpool, onde também depositaram flores e assinaram o livro de condolências disponibilizado pelo clube.
Vítor, natural de Espinho e habitante de uma localidade a cerca de 50 quilómetros de Manchester, revelou à Agência Lusa: "Era o mínimo que podíamos fazer. Isto é mais do que futebol, não tem a ver com clubes." Embora costume apoiar o Manchester United, a família sentiu a necessidade de se deslocar até Anfield para prestar homenagem a Jota, um sentimento partilhado por muitos britânicos nos últimos dias.
"Os ingleses têm uma maneira única de respeitar os seus heróis e Diogo era um deles", afirmou. Vítor recorda do impacto da notícia, revelando que um adepto dos 'reds' partilhou a trágica informação do acidente com lágrimas nos olhos.
O memorial improvisado perto do estádio acumula não só a camisola do Benfica, mas também camisolas de outros clubes, como Everton, PSV Eindhoven e Wolverhampton, simbolizando um espírito de solidariedade que transcende rivalidades. Numa pequena área relvada, pertences, desde bandeiras e cachecóis a ramos de flores e desenhos, foram deixados por milhares de visitantes, incluindo um comando de consola, em alusão ao gosto de Jota por videojogos.
O antigo jogador do Liverpool, Jordan Henderson, também se fez presente, deixando um ramo de flores e um cachecol enquanto guardava um momento de silêncio. O clube mantém, até ao próximo domingo, o livro de condolências em Anfield para que todos possam deixar as suas mensagens, sendo que existe também uma versão digital para aqueles que não possam comparecer.
Diogo Jota, de 28 anos, e André Silva, de 25, perderam a vida numa tragédia rodoviária na madrugada de quinta-feira, na A52, em Cernadilla, Zamora, Espanha. O funeral está agendado para sábado, às 10:00, na Igreja Matriz de Gondomar, presidido pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Diogo Jota teve uma carreira brilhante, jogando no Liverpool há cinco temporadas, onde conquistou uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga, além de um título no Championship com o Wolverhampton. O avançado envergou a camisola da seleção nacional em 49 ocasiões, marcando 14 golos e triunfando nas últimas duas edições da Liga das Nações.