Fama

Harry visita Angola em apoio à desminagem

O príncipe Harry percorreu um campo de minas em Angola, homenageando a mãe, Diana, e destacando a campanha da HALO Trust para eliminar este legado perigoso de guerra.

17/07/2025 06:30
Harry visita Angola em apoio à desminagem

Na passada quarta-feira, o Duque de Sussex, Príncipe Harry, fez uma visita a um campo minado próximo de Cuito Cuanavale, em Angola. Esta ação destaca o esforço contínuo da organização HALO Trust na desminagem do país, onde as minas terrestres representam um legado perigoso do prolongado conflito que terminou em 2002.

Vestido com um colete à prova de bala, Harry seguiu os passos de sua mãe, Diana de Gales, que em 1997 havia visitado um campo de minas em Huambo. A Princesa foi uma das vozes mais destacadas na luta contra as minas antipessoal, e a presença do príncipe é uma forma de continuar essa missão.

Desde 2008, estima-se que mais de 60 mil pessoas em Angola tenham sido mortas ou feridas devido a minas. A HALO Trust, que opera no país desde 1994, já localizou e removido mais de 120 mil minas e outros dispositivos explosivos. Contudo, ainda existem cerca de 975 campos minados em Angola, com 192 localizados ao longo do Corredor do Lobito, uma área estratégica.

O Príncipe Harry já havia visitado Angola em outras ocasiões, incluindo em 2019 e 2013, quando expressou a sua preocupação com a falta de progresso em desminagem em algumas partes do continente africano.

No âmbito da sua visita, o Presidente João Lourenço recebeu Harry para discutir o reforço das ações de desminagem. O governo angolano manifestou a intenção de continuar a financiar estas operações por mais três anos, com um investimento anunciado de 240 milhões de dólares (207 milhões de euros) nos próximos dois anos destinado ao programa de desminagem.

Além disso, em dezembro, Angola irá solicitar uma prorrogação do prazo da Convenção de Otava sobre a eliminação de minas antipessoal, conforme exigido pelo artigo 5.º do acordo.

#Desminagem #PríncipeHarry #Angola