Mundo

Guterres Recorda Tragédia de Srebrenica: Uma Lição de Humanoidade

António Guterres, em homenagem às vítimas do genocídio de Srebrenica, alerta para o aumento do discurso de ódio e apela à responsabilidade global em preservar a verdade histórica.

há 4 horas
Guterres Recorda Tragédia de Srebrenica: Uma Lição de Humanoidade

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, prestou homenagem às vítimas do genocídio de Srebrenica, que ocorreu na Bósnia-Herzegovina em 1995, durante uma cerimónia na sede da ONU em Nova Iorque. Representado pelo seu chefe de gabinete, Courtenay Rattray, Guterres recordou que este trágico evento, reconhecido como a "pior atrocidade em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial", resultou num "fracasso coletivo" das nações, alimentado por políticas e uma preocupante indiferença internacional.

“Nesta data, homenageamos as vítimas e celebramos a coragem dos sobreviventes, especialmente das 'Mães de Srebrenica', cujos esforços foram cruciais para os tribunais internacionais que reconheceram o massacre como genocídio”, destacou Rattray durante a leitura do discurso. O secretário-geral enfatizou que é essencial que as vozes dos sobreviventes continuem a ser ouvidas, especialmente num momento em que o discurso de ódio e a glorificação de crimes de guerra estão a reganhar força em várias partes do mundo.

Em seu apelo, Guterres exortou todos os Estados-membros da ONU a assumir a responsabilidade de defender as lições de Srebrenica, sublinhando a importância de preservar a verdade histórica e de proteger a dignidade humana. “Enfrentemos a negação com a verdade e a impunidade com justiça”, frisou.

A cerimónia, que contou com um momento de silêncio em homenagem às vítimas, foi coorganizada pelo Departamento de Comunicações das Nações Unidas e pela missão permanente da Bósnia-Herzegovina. Em 2022, a Assembleia-Geral estabeleceu o Dia Internacional em Memória do Genocídio de Srebrenica, que será assinalado no próximo 11 de julho, apesar da oposição da Sérvia. Em julho de 1995, mais de 8.000 homens e rapazes bósnios muçulmanos foram brutalmente assassinados por forças sérvias durante a guerra civil na Bósnia.

#LembrarSrebrenica #JustiçaParaAsVítimas #VozesQueImportam