País

Grande Mobilização de Bombeiros para Combater Incêndio em Arganil

Um incêndio em Arganil levou à intervenção de mais de 200 bombeiros. A situação está a melhorar, com apoio aéreo em ação. O incêndio deflagrou às 14h22 e já não representa perigo.

03/07/2025 16:25
Grande Mobilização de Bombeiros para Combater Incêndio em Arganil

Na tarde desta quinta-feira, um incêndio eclodiu em Arganil, no distrito de Coimbra, mobilizando mais de 226 operacionais para o combate às chamas. O alerta foi dado às 14h22, e segundo informações do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, o incêndio entrou em fase de resolução por volta das 16 horas.

Sete meios aéreos estão a ser utilizados para ajudar no combate, continuando a operar cerca de 1h30 após o início do incêndio. Felizmente, não houve ameaça a habitações, uma vez que o incêndio ocorreu numa área florestal, e não se registaram feridos entre os bombeiros ou civis.

Em termos de operacionais, é importante notar que na passada terça-feira foi reforçado o dispositivo de combate a incêndios rurais em Portugal. O número de operacionais em alerta permanente subiu para 11.161, assistidos por 69 meios aéreos. Este reforço faz parte do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), que agora se encontra no nível 'reforçado - nível Delta' até 30 de setembro.

Adicionalmente, a União Europeia anunciou que cerca de 650 bombeiros estão "estrategicamente posicionados" em áreas de risco elevado em países como França, Grécia, Portugal e Espanha, para ajudar no combate a incêndios nos meses vindouros. Este apoio é proporcionado através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que também disponibiliza 22 aeronaves e quatro helicópteros para a missão.

#IncêndioArganil #BombeirosEmAção #ProteçãoCivil