Google destina 2,5 mil milhões a projeto hidroelétrico nos EUA
A Google anunciou um investimento superior a 3 mil milhões de dólares na maior iniciativa hidroelétrica americana, em parceria com a Brookfield Asset Management.

A Google irá investir mais de 3 mil milhões de dólares (aproximadamente 2,5 mil milhões de euros) no maior projeto hidroelétrico dos Estados Unidos, em colaboração com a Brookfield Asset Management. Esta ação, conforme foi revelado hoje pelas duas empresas, visa modernizar duas centrais hidroelétricas localizadas na Pensilvânia e faz parte de um contrato de compra de energia com a duração de 20 anos, que irá disponibilizar até 3.000 megawatts de energia renovável.
O foco inicial da parceria recairá sobre os mercados elétricos do Atlântico Médio (PJM) e do Continente Médio (MISO) nos EUA, abrangendo estados como Wisconsin, Michigan e Indiana, com a possibilidade de expansão para outras regiões do país.
Amanda Peterson Corio, responsável pela área de Energia de Data Center do Google, destacou que esta colaboração assegurará o fornecimento de energia limpa na zona do PJM, contribuindo para a construção de uma rede elétrica "mais robusta" a nível nacional.
A PJM é a maior rede elétrica americana, englobando treze estados e partes do Centro-Oeste e do Sul, onde se localiza o maior mercado de 'data centers' do mundo, especialmente no norte da Virgínia.
Este investimento procura responder ao aumento da procura de eletricidade resultante do crescimento dos 'data centers' e da inteligência artificial na região. Connor Teskey, presidente da Brookfield Asset Management, afirmou que “a energia precisa de ser disponibilizada em larga escala e proveniente de várias fontes para suportar a crescente demanda elétrica impulsionada pela digitalização e pela inteligência artificial.”