Desporto

Futebolista norueguês Audun Groenvold, medalha em 2010, faleceu após ser atingido por um raio

O esqui mundial está de luto pela morte de Audun Groenvold, aos 49 anos. O medalhista olímpico em 2010 sucumbiu após ser atingido por um raio na Noruega. A Federação norueguesa lamentou a perda do atleta.

há 10 horas
Futebolista norueguês Audun Groenvold, medalha em 2010, faleceu após ser atingido por um raio

O universo do esqui está a sentir uma grande perda. Audun Groenvold faleceu na passada terça-feira, com 49 anos, após ser atingido por um raio na Noruega. O incidente foi confirmado pela Federação norueguesa de esqui numa declaração oficial publicada na quarta-feira.

"Recebemos com profunda tristeza a notícia da prematura partida de Audun Groenvold. O nosso ex-atleta de esqui alpino e cross sofreu um acidente trágico enquanto estava em viagem. Apesar de ter sido rapidamente transportado para o hospital para receber tratamento, Audun não sobreviveu aos ferimentos e faleceu na noite de terça-feira," indica a nota emitida pela Federação.

Audun destacou-se como um atleta proeminente na seleção nacional de esqui alpino durante vários anos e mais tarde tornou-se uma referência no esqui cross e no estilo livre. Ele representou a Noruega no esqui alpino entre as temporadas de 1993/94 e 2003/04, tendo alcançado um marco significativo ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010, além de um bronze no Campeonato Mundial e a vitória na Taça de esqui cross em 2007. A Federação menciona ainda seu impacto crucial no desenvolvimento da modalidade em solo norueguês.

Após o término da sua carreira como atleta, Audun Groenvold dedicou-se ao desenvolvimento do esqui, tornando-se técnico da seleção nacional e integrando o conselho da modalidade. A sua paixão pelo esqui, tanto como atleta quanto como treinador, foi notável e deixa um legado importante.

O auge da carreira de Audun Groenvold foi sem dúvida em 2010, quando trouxe orgulho ao país ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.

#LutoNoEsqui #AudunGroenvold #HomenagemEsportiva