Desporto

"Futebol Português: Perspetivas de um Nível Superior na I Liga 2025/26"

O técnico Álvaro Pacheco antecipa uma I Liga mais competitiva e estável, destacando as mudanças nos três grandes e a chegada de novos treinadores ao cenário futebolístico.

há 2 horas
"Futebol Português: Perspetivas de um Nível Superior na I Liga 2025/26"

O treinador Álvaro Pacheco, com 54 anos e uma vasta experiência na elite do futebol português, expressou a sua convicção de que a I Liga vai "subir de nível" na época 2025/26. Segundo Pacheco, tanto a qualidade dos treinadores como a competitividade dos clubes, especialmente dos três grandes, estarão em alta. Ele considera que o FC Porto e o Sporting, ambos com alterações significativas nos comandos técnicos, apresentarão uma temporada mais forte em comparação com a anterior.

"Vejo um campeonato mais competitivo, com a fasquia elevada. A perda de dois treinadores carismáticos como Sérgio Conceição e Rúben Amorim teve um impacto visível", afirmou Pacheco à Lusa. O FC Porto, que perdeu Conceição no início da época passada, e o Sporting, que viu Amorim a deixar o clube para o Manchester United após o primeiro terço da competição, enfrentaram desafios inéditos.

O futuro treinador dos leões, Rui Borges, que foi contratado em dezembro de 2024, adaptou-se rapidamente a um estilo tático que já havia sido utilizado por Amorim. Esta pré-temporada oferece a Borges a oportunidade de voltar ao esquema '4-2-3-1', preparando uma equipa que, apesar da saída de Gyökeres, o artilheiro dos últimos dois campeonatos, se pretende mais pronta para a conquista do tri.

Álvaro Pacheco elogiou também a preparação do Benfica, que com Bruno Lage a liderar a pré-época, torna-se mais forte após ter assumido o comando a meio da temporada anterior. "Os clubes terão agora a oportunidade de implementar suas ideias com maior profundidade. Tanto o Sporting como o Benfica entrarão em campo mais robustos", vaticina.

O FC Porto, terceiro na última temporada, também promete melhorias com a entrada do treinador italiano Francesco Farioli, que irá trazer uma mentalidade vencedora a uma equipa que necessita de crescimento. Pacheco está convencido de que a adaptação de Farioli será positiva no contexto do clube, especialmente face às exigências que o FC Porto requer.

Entre as novidades na I Liga, destacam-se também Luís Pinto, campeão da II Liga pelo Tondela agora no Vitória de Guimarães, e Vasco Botelho da Costa, que passa a comandar o Moreirense. Pacheco acredita que ambos são "treinadores talentosos" que têm tudo para brilhar nos seus novos desafios.

Ainda em análise, os recém-promovidos Tondela e Alverca optaram por Ivo Vieira e Custódio Castro, respetivamente, dois treinadores que Pacheco considera preparados para levar os seus clubes a novas alturas. Outros técnicos da temporada passada como Vasco Matos, Tiago Margarido e Vasco Seabra têm também recebido o reconhecimento por seus esforços e contribuições valiosas nos seus respetivos clubes.

#FutebolPT #I liga2025 #NívelSuperior