País

Fugitivo argentino de Vale de Judeus entregou à PJ após captura em Alicante

Rodolfo José Lohrmann, um dos últimos fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi detido em Espanha e entregue à Polícia Judiciária em fevereiro, após um intenso trabalho de colaboração.

há 7 horas
Fugitivo argentino de Vale de Judeus entregou à PJ após captura em Alicante

O argentino Rodolfo José Lohrmann, um dos últimos fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi oficialmente entregue à Polícia Judiciária (PJ) na passada quinta-feira, após ser capturado em Alicante, Espanha, no dia 6 de fevereiro.

A PJ revelou que a sua detenção resultou de uma colaboração estreita e contínua entre a Polícia Nacional de Espanha e as autoridades portuguesas, demonstrando a eficácia da troca de informações entre os órgãos de segurança e a Procuradoria-Geral da República.

Segundo o comunicado da PJ, a entrega de Lohrmann seguiu-se a um pedido de extradição formal apresentado pelo Procurador-Geral da República, sendo este solicitado e concedido pelas autoridades espanholas.

O fugitivo tem um longo historial criminal, caracterizado pela sua participação em atividades criminosas altamente organizadas e violentas a nível internacional. Entre os seus crimes destacam-se a associação criminosa, branqueamento de capitais, roubo a banco, posse de arma proibida, falsificação de documentos e furto qualificado.

Lohrmann estava inicialmente sob investigação da Unidade Nacional Contra Terrorismo da PJ por múltiplos assaltos à mão armada e fazia parte de uma associação criminosa dedicada a crimes violentos. Na altura da sua fuga, em setembro de 2024, cumpria uma pena de 20 anos de prisão.

Juntamente com Lohrmann, foi detido o britânico Mark Cameron Roscaleer, sendo que ambos já estavam ativos no cometimento de crimes em Espanha antes da captura.

Além disso, Fábio Loureiro, um português de 33 anos, foi recapturado em 7 de outubro de 2024 em Tânger, Marrocos, e está à espera de extradição para Portugal. Em novembro do mesmo ano, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, foi detido numa pequena localidade no concelho de Montalegre, e a 10 de dezembro, o georgiano Shergili Farjiani, de 40 anos, foi recapturado na Itália.

No momento da fuga, os cinco reclusos estavam a cumprir penas variando entre sete e 25 anos, pelas suas ligações a crimes de tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento.

#FugaFugida #JustiçapelaPolícia #CrimeOrganizado