Lifestyle

Frigideiras Antiaderentes Arranhadas: Os Riscos Ocultos para a Saúde

Estudos revelam a ligação entre frigideiras antiaderentes antigas e substâncias perigosas. Saiba como os arranhões podem afetar a sua saúde e a segurança na cozinha.

09/07/2025 23:30
Frigideiras Antiaderentes Arranhadas: Os Riscos Ocultos para a Saúde

As frigideiras antiaderentes são indispensáveis na cozinha moderna, permitindo cozinhar alimentos delicados como ovos e crepes com facilidade. Contudo, para cada entusiasta deste utensílio, existem vários críticos que alertam para potenciais perigos.

Pesquisas indicam que as frigideiras antiaderentes mais antigas podem conter substâncias perfluoroalquiladas (PFAS) ligadas ao desenvolvimento de câncer. Para além disso, utensílios danificados tendem a liberar essas e outras substâncias químicas nocivas em maiores quantidades.

A proibição dos PFAS em frigideiras nos Estados Unidos desde 2013 levou muitas marcas a adotarem alternativas mais seguras. No entanto, para aqueles que ainda utilizam utensílios antigos ou de fabricação estranha, o risco para a saúde é consideravelmente maior. Segundo Gabby Romero, especialista em culinária, a segurança da sua frigideira antiaderente depende bastante da sua idade e origem.

A temperatura em que a frigideira é utilizada também é uma variável importante. Alimentos preparados a altas temperaturas podem liberar PFAS no ar, especialmente se a frigideira estiver arranhada. Assim, ao grelhar carne em fogo alto, você pode, sem querer, estar a introduzir substâncias perigosas na sua casa.

Para modelos mais recentes de frigideiras fabricadas nos Estados Unidos, o risco de saúde associado a arranhões é considerado baixo. Contudo, mesmo que não sejam um grande risco, não é aconselhável utilizar utensílios danificados.

Os arranhões podem permitir a liberação de fragmentos do revestimento antiaderente nos alimentos, o que não só afeta a segurança, mas também a eficácia do utensílio. O desgaste pode levar à perda da propriedade antiaderente em apenas um ou dois anos, especialmente se o utensílio for exposto a altas temperaturas com frequência.

Diferentemente do ferro fundido ou aço inoxidável, as frigideiras antiaderentes não são projetadas para durar uma vida inteira. Se a sua frigideira já apresenta sinais de desgaste, é prudente considerar a sua substituição.

#SaúdeCozinha #CuidadosCulinários #SegurançaAlimentar