Hoje, às 15h15, realiza-se a segunda volta da eleição de Friedrich Merz como chanceler. O líder conservador busca obter a maioria após não lograr êxito na primeira votação.
Friedrich Merz, candidato à chanceler da Alemanha, está prestes a participar da sua segunda votação, marcada para hoje às 15h15 (hora local), na qual procura assegurar a maioria necessária para assumir o cargo. Na primeira ronda, Merz, à frente da CDU, obteve apenas 310 votos, seis a menos do que os 316 necessários, resultando numa interrupção das sessões no Bundestag.
Jens Spahn, líder do grupo parlamentar dos conservadores, confirmou a realização da segunda volta e ressaltou que o continente europeu está atento ao desenrolar dos acontecimentos. Ele fez um apelo à sensatez dos membros da coligação conservadora e do SPD, reiterando a importância do resultado.
Por sua vez, Lars Klingbeil, representante do SPD, expressou esperança de que Merz consiga a maioria nesta nova votação, destacando a urgência de se constituir um governo estável, em face da atual instabilidade política e económica da Alemanha.