Economia

Fórum do BCE em Sintra: Líderes globais discutem adaptações económicas

O Fórum do Banco Central Europeu decorre em Sintra de segunda a quarta-feira, reunindo figuras-chave da política monetária, incluindo o presidente da Reserva Federal dos EUA.

28/06/2025 09:55
Fórum do BCE em Sintra: Líderes globais discutem adaptações económicas

Sintra volta a ser cenário de um importante encontro de líderes da política monetária durante o Fórum do Banco Central Europeu (BCE), que se inicia na próxima segunda-feira e se estende até quarta-feira. Entre os ilustres participantes, destaca-se o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos.

Com o tema "Adaptar-se à mudança: alterações macroeconómicas e políticas de resposta", o evento abrirá com um discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde, durante um jantar de receção na segunda-feira.

Este Fórum acontece num contexto marcado pelos efeitos das tarifas comerciais introduzidas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que têm suscitado grandes preocupações na economia global e nos mercados. Essas questões estão no centro da agenda de debate dos líderes mundiais e representam um desafio real para a política monetária contemporânea.

No primeiro dia completo de discussões, que ocorrerá na terça-feira, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, irá moderar uma sessão focada nas repercussões macroeconómicas das mudanças nos mercados de trabalho da zona euro.

A seguir, será abordada a "transmissão monetária através das famílias, consumo e poupança", com base num artigo de Paolo Surico, da London Business School. Também está programado um painel, coordenado por Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE, que focará na "heterogeneidade entre países da zona euro e suas implicações para a política monetária".

O dia concluirá com um painel que contará com a presença de importantes governadores, incluindo Andrew Bailey (Banco da Inglaterra), Christine Lagarde (BCE), Jerome Powell (Sistema da Reserva Federal), Chang Yong Rhee (Banco da Coreia) e Kazuo Ueda (Banco do Japão).

No terceiro e último dia do Fórum, a agenda incluirá uma discussão sobre "intermediários financeiros não bancários, liquidez e tratamento prudencial", além de uma sessão sobre as novas tendências industriais e a evolução do comércio internacional.

Os participantes também terão a oportunidade de explorar os desafios da comunicação do banco central e debater estratégias para potenciar o crescimento na Europa, com intervenções de Philippe Aghion, professor do Collège de France e da London School of Economics, e Lars Feld, da Universidade de Freiburg.

O evento será encerrado por Lagarde, que fará as considerações finais e presidirá à entrega do Prémio Jovem Economista.

#FórumBCE #EconomiaGlobal #MudançaEconómica