Ford inicia recolha massiva de mais de 850 mil veículos devido a falha na bomba de combustível
Uma campanha de recolha de mais de 850 mil automóveis da Ford e da Lincoln foi lançada nos EUA, devido a uma possível avaria na bomba de combustível que pode provocar paragens inesperadas do motor.

Mais de 850 mil veículos das marcas Ford e Lincoln estão a ser recolhidos nos Estados Unidos, numa ação motivada por um alegado defeito na bomba de combustível. Um total de 850.318 viaturas estão afetadas, abrangendo vários modelos produzidos entre 2021 e 2023, incluindo o Ford Expedition, Ford Explorer, Ford Mustang, Lincoln Aviator e Lincoln Navigator.
A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) emitiu um alerta, sublinhando que esta falha pode resultar em paragens repentinas do motor durante a condução, aumentando assim o risco de acidentes. A decisão de recolha foi tomada após diversas queixas de clientes que relataram a perda de potência devido a este problema na bomba de combustível, especialmente em situações de baixo nível de combustível ou calor.
Ainda que a NHTSA inste os proprietários a estarem cientes do problema, até ao momento não foram registados acidentes, incêndios, ferimentos ou danos materiais associados a esta falha.
De acordo com o documento da NHTSA consultado, a avaria pode ocorrer devido à contaminação interna da bomba do combustível ou a folgas internas excessivas que aumentam a fricção, especialmente em condições de baixo nível de combustível. Os condutores podem notar sinais de alerta, como mau desempenho do motor, luz de verificação do motor acesa ou diminuição da potência do motor.