Cultura

Festival Cinanima destaca 110 filmes e introduz nova categoria para linguagens híbridas

Entre 7 e 16 de novembro, Espinho acolhe o Cinanima com 110 filmes em competição, incluindo uma nova secção dedicada a obras com "linguagens híbridas".

12/08/2025 13:00
Festival Cinanima destaca 110 filmes e introduz nova categoria para linguagens híbridas

A 49.ª edição do Cinanima -- Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho -- irá realizar-se de 7 a 16 de novembro, apresentando um total de 110 filmes em competição. Dentre essas obras, 16 filmes estão incluídos numa nova categoria chamada 'All Aboard / Todos a bordo', que visa explorar a riqueza criativa e a diversidade da animação contemporânea, focando em linguagens híbridas que promovem uma visão plural.

Conforme anunciado pelos organizadores, o festival, promovido pela Cooperativa Nascente e realizado em várias salas da cidade de Espinho, receberá obras provenientes de 25 países. Embora não tenham sido divulgadas todas as candidaturas, acredita-se que o júri tenha selecionado filmes que refletem a vitalidade e a diversidade da animação mundial, além de uma ênfase na descoberta de novos talentos e na valorização de produções nacionais de qualidade.

Na competição de curtas-metragens internacionais, 30 filmes estarão em disputa, incluindo várias coproduções internacionais e três produções portuguesas: 'Cão Sozinho' de Marta Reis Andrade, 'Porque Hoje é Sábado' de Alice Eça Guimarães, e 'Sequencial' de Bruno Caetano.

No que diz respeito à categoria de longas-metragens, será premiada a melhor entre as cinco obras selecionadas, cujos títulos ainda não foram revelados. Já na competição nacional, o Prémio António Gaio será atribuído à melhor das oito obras, que incluem as três já mencionadas e outros filmes como 'Maleza' de Carina Pierro Corso e 'Pietra' de Cynthia Levitan.

Para além disso, 23 filmes realizados por estudantes de diversas partes da Europa e de países como Chile, China e Singapura estão na corrida, reforçando o festival como uma plataforma vital para novos realizadores. Estão também em competição 28 obras de jovens cineastas, distribuídas entre categorias para diretores com menos de 18 anos e para aqueles entre 18 e 30 anos.

A organização do Cinanima sublinha que as secções dedicadas a cineastas mais jovens têm sido fundamentais no desenvolvimento de novos criadores que utilizam a animação como uma forma de expressão artística.

#Cinanima2023 #AnimaçãoHíbrida #NovosTalentos