Desporto

FC Porto enfrenta penalização da UEFA por questões financeiras

O clube foi multado em 750 mil euros, com a possibilidade de ver essa quantia aumentar para cinco milhões se falhar as exigências de monitorização até 2026.

há 5 horas
FC Porto enfrenta penalização da UEFA por questões financeiras

O FC Porto - Futebol, SAD anunciou uma atualização importante sobre a sua situação financeira após uma decisão da UEFA, através do Comité de Controlo Financeiro (CFCB). O órgão responsável por assegurar a conformidade com as normas de sustentabilidade financeira concluiu que o clube violou o critério de “estabilidade” nos seus rendimentos de futebol.

De acordo com as auditorias realizadas, o FC Porto registou um desvio de 50 milhões de euros em comparação com o limite aceitável nas épocas de 2022/2023 e 2023/2024. Como consequência, o CFCB iniciou um processo que requer que o clube apresente um plano para corrigir esta situação.

O FC Porto já forneceu informações adicionais ao CFCB, explicando a razão do desvio e as ações que já foram adotadas para garantir a conformidade nas próximas épocas, começando já na 2024/2025. Os bons resultados obtidos no primeiro semestre de 2024/2025, com um aumento nas receitas comerciais e uma diminuição dos custos operacionais, além das transferências de jogadores, foram destacados como fatores que contribuirão para a recuperação financeira.

A decisão da UEFA, em vez de impor sanções severas, resultou numa multa de 750 mil euros, além de uma penalização condicional que poderá alcançar 4,25 milhões de euros, caso a situação de desvio negativo se mantenha acima de 10 milhões nos próximos períodos de monitorização.

O clube reafirmou o seu compromisso com os regulamentos da UEFA e manifestou determinação em regularizar a sua situação financeira.

#FCPorto #UEFA #SustentabilidadeFinanceira