Desporto

FC Porto de olho em Jhon Solis, jovem talento colombiano

O FC Porto reativa o interesse em Jhon Solis, médio do Girona. Embora já tenha feito uma proposta em janeiro, os dragões enfrentam concorrência de clubes italianos.

há 7 horas
FC Porto de olho em Jhon Solis, jovem talento colombiano

O FC Porto está novamente a considerar a aquisição de um médio, focando-se agora em Jhon Solis, um promissor jogador colombiano de apenas 20 anos que representa o Girona. Este interesse não é novidade, uma vez que a direcção liderada por André Villas-Boas já tinha tentado garantir os serviços do atleta durante o mercado de transferências de inverno de 2025, segundo o jornalista César Luis Merlo.

No início deste ano, o Porto apresentou uma oferta de 12 milhões de euros ao Girona, a qual foi prontamente rejeitada, em parte devido à relevância de Solis na formação espanhola e ao momento critico do fecho do mercado.

Sete meses volvidos, o FC Porto está a considerar avançar com uma nova proposta pelo jovem, natural de Guacarí, que já começou a sua terceira temporada no Girona. O clube espanhol garantiu o seu passe ao Atlético Nacional em 2023, num negócio que registou um valor de 6 milhões de euros.

Desde então, Solis tem-se destacado, tendo participado em mais de 20 jogos nas suas duas primeiras temporadas e começando como titular nesta nova época da La Liga, apesar da derrota em casa contra o Rayo Vallecano (1-3).

Com a possível chegada de Solis ao Dragão, Farioli ganharia uma opção extra para o meio-campo, juntando-se aos já contratados Gabri Veiga e Victor Froholdt, bem como aos habituais Alan Varela e Stephen Eustáquio.

Vasco Sousa, Marko Grujić e Tomás Pérez também estão no leque de possíveis escolhas, embora a sua continuidade no plantel não esteja assegurada.

Recentemente, após a vitória frente ao Gil Vicente, Farioli admitiu que o plantel do FC Porto ainda não está fechado, abrindo a porta a mais contratações nos próximos dias. “Estamos atentos a oportunidades que possam surgir. O objetivo é fortalecer a equipa até ao último minuto”, comentou.

André Villas-Boas, na apresentação de Farioli, mencionou a intenção de explorar o “maior mercado da história” do clube, e os números falam por si: o FC Porto já investiu cerca de 90 milhões de euros em novas aquisições, incluindo jogadores como Victor Froholdt, Gabri Veiga e Alberto Costa.

Por outro lado, o clube também promoveu diversas saídas, gerando um encaixe financeiro de aproximadamente 75 milhões de euros, com a venda de atletas como Francisco Conceição e João Mário, entre outros.

#FCPorto #MercadoTransferências #JhonSolis