Mundo

Faleceu Joseph Nye, o pioneiro do conceito de 'soft power'

há 3 dias

Joseph S. Nye, prestigiado politólogo e académico da Universidade de Harvard, morreu aos 88 anos, deixando um legado importante nas relações internacionais.

Faleceu Joseph Nye, o pioneiro do conceito de 'soft power'

Joseph S. Nye, um reconhecido teórico do 'soft power' e influente politólogo, faleceu na passada terça-feira, aos 88 anos. A notícia foi divulgada na quarta-feira pela Universidade de Harvard, onde foi professor durante várias décadas.

Nye, que ocupou cargos de destaque, incluindo no Departamento de Defesa durante a presidência de Bill Clinton, também presidiu à Kennedy School of Government de Harvard de 1995 a 2004.

Com uma vasta obra, resumida em 14 livros e muitos artigos, Nye introduziu na década de 1980 o conceito de 'soft power', que define uma abordagem diplomática baseada na atração e na influência, contrapondo-se à coerção militar ou econômica.

Na sua obra de 2004, Nye explicava que o 'soft power', definido como a capacidade de fazer com que os outros desejem aquilo que nós queremos, é mais eficaz em conquistar as pessoas do que em forçá-las.

Recentemente, numa entrevista à AFP, Nye criticou severamente Donald Trump, afirmando que este tinha prejudicado a imagem do 'soft power' americano, através de políticas como a aplicação de tarifas e a desarticulação da agência USAID. "Trump não entende o verdadeiro poder, focando-se apenas na coerção", escreveu em fevereiro.

Nye destacou ainda que "o sucesso dos EUA nas últimas oito décadas deve-se em parte à sua atratividade". Ao refletir sobre a guerra do Vietname e a queda do prestígio americano, lembrou que "o 'soft power' dos Estados Unidos passou por altos e baixos".

O politólogo previu que os EUA possam recuperar a sua reputação após a era Trump, mas alertou para os danos à confiança acumulada ao longo da história.

Tags:
#JosephNye #SoftPower #LegadoIntelectual