Expectativa de lucros da Samsung cai 55,9% no segundo trimestre
A Samsung Electronics antecipa uma significativa diminuição de 55,9% no seu lucro operacional do segundo trimestre, em comparação com 2024, afetada pelos semicondutores e tensões comerciais.

A Samsung Electronics, a proeminente empresa tecnológica sul-coreana, informou que projeta um lucro operacional de cerca de 4,6 biliões de wons (aproximadamente 2,87 mil milhões de euros) para o segundo trimestre, encerrado a 30 de junho. Este valor representa uma desvalorização de 55,9% em comparação com o mesmo período do ano passado e uma diminuição de 31,2% face ao trimestre anterior.
No âmbito de um comunicado, a Samsung previu vendas na ordem dos 74 biliões de wons (cerca de 46,1 mil milhões de euros) entre abril e junho, mostrando uma estabilidade em relação a 2023, mas um decréscimo de 6,5% em relação ao trimestre anterior.
A companhia esclareceu que a sua divisão de soluções de dispositivos enfrentou um retrocesso, resultado de ajustes nos valores das reservas e das imposições dos Estados Unidos que restringem a comercialização de semicondutores avançados para a China.
Além disso, a empresa, com sede em Suwon, manifestou otimismo quanto à recuperação nas vendas dos seus semicondutores avançados, os HBM, e confirmou que novos produtos estão a ser submetidos a testes por parte dos seus clientes.
A Samsung refutou ainda as informações que sugeriam falhas nos testes de qualidade dos semicondutores HBM, que foram realizados pela Nvidia, líder mundial em 'chips' de inteligência artificial.
No primeiro trimestre de 2024, a empresa tinha reportado um aumento de 1,2% no seu lucro operacional, impulsionado pelo sucesso dos novos modelos Galaxy S25.
As vendas trimestrais da Samsung, que atingiram um recorde de 79,14 biliões de wons (48,6 mil milhões de euros) entre janeiro e março, foram favorecidas pela procura de produtos premium, apesar das consequências das tensões comerciais e da desaceleração económica global.
A divisão de semicondutores da Samsung, um dos seus principais setores, gerou vendas de 25,1 biliões de wons (15,4 mil milhões de euros) e um lucro operacional de 1,1 biliões de wons (676,1 milhões de euros).
A empresa conseguiu ainda mais do que duplicar o seu lucro em 2024, que subiu 122,5%, totalizando 34,5 biliões de wons (22,8 mil milhões de euros), mesmo com a diminuição na procura dos semicondutores.
O lucro operacional também registou um crescimento notável, quase cinco vezes superior em 2024, alcançando cerca de 32,7 biliões de wons (21,6 mil milhões de euros).
A Samsung Electronics é a principal subsidiária do conglomerado sul-coreano Samsung Group, o maior dos grupos familiares que dominam a economia da quarta maior economia da Ásia. Com um papel vital na indústria, a empresa é uma das principais produtoras mundiais de semicondutores, utilizados numa vasta gama de equipamentos, desde eletrodomésticos a automóveis e dispositivos móveis.