Exército de Israel anuncia eliminação de líder da força Nukhba do Hamas
O Exército de Israel confirmou a morte de Taha Abu Ayadeh, comandante da unidade de elite do Hamas, responsabilizado por ataques desde outubro de 2023.

O Exército de Israel revelou, em um comunicado recente, que Taha Abu Ayadeh, comandante da Força Nukhba, a unidade de elite das Brigadas al-Qassam do Hamas, foi abatido numa operação há uma semana em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. Abu Ayadeh estava ligado a uma série de ataques, incluindo um incidente há 21 meses que visou um posto de abastecimento de combustível nas proximidades do kibutz Magen, junto à fronteira com Gaza.
Relatos da imprensa israelita revelaram imagens do ataque, onde se pode observar dois funcionários do posto a tentarem buscar abrigo enquanto os combatentes do Hamas invadiam o local. Supõe-se que a dupla se refugiou num frigorífico durante várias horas antes de receber resgate.
Ainda segundo o Exército, Taha Abu Ayadeh estaria também envolvido em operações recentes na região de Khan Yunis, dirigindo ataques contra as forças israelitas.
Até ao momento, o Hamas não fez comentários sobre a suposta morte do comandante. Este anúncio marca a segunda vez este mês que Israel informa a eliminação de um alto responsável do Hamas, tendo anteriormente declarado a morte de Ramzi Ramadan Abd Ali Saleh, nomeado como líder da força naval do grupo no norte do território.
As Forças de Defesa de Israel e o Shin Bet [serviço de informações internas] reiteram a sua determinação em agir contra todos os terroristas envolvidos no violento ataque ocorrido a 7 de outubro, o qual desencadeou a atual guerra na Faixa de Gaza, resultando na morte de aproximadamente 1.200 pessoas, não menos que dois terços civis, e na captura de mais de 200 reféns.
A resposta militar de Israel já causou mais de 57.000 mortes, devastou quase todas as infraestruturas de Gaza e forçou centenas de milhares de pessoas a abandonar os seus lares.