País

Evacuação cautelar de idosos do lar em São Martinho de Anta devido a incêndio em Sabrosa

Com a intensificação do incêndio em Sabrosa, os utentes do lar de São Martinho de Anta foram evacuados para garantir a sua segurança, informou a Proteção Civil.

02/08/2025 23:30
Evacuação cautelar de idosos do lar em São Martinho de Anta devido a incêndio em Sabrosa

Os utentes do lar de São Martinho de Anta foram retirados do edifício como medida de precaução face ao incêndio que deflagra em Sabrosa, conforme relatado por uma fonte da Proteção Civil. Os residentes estão a ser transferidos para o Mercado dos Produtos Durienses, localizado na Câmara Municipal de Sabrosa.

Para dar suporte à operação, foram destacadas ambulâncias e outras viaturas para o local. A decisão de evacuação surge em resposta à proximidade das chamas, que já assolaram o concelho pela segunda vez em duas semanas. O fogo atual teve origem em São Cibrão, no concelho de Vila Real, e alastrou-se para Sabrosa, ameaçando localidades como Anta e Garganta.

Às 22h00, José Requeijo, segundo comandante sub-regional do Douro, atualizou a situação, mencionando que os recursos foram reforçados para um total de 290 operacionais, 92 veículos e três máquinas de rasto. "A nossa prioridade é proteger as populações e as construções, e, em seguida, realizar um combate eficaz nas frentes de fogo para mitigar a sua intensidade e alcançar a extinção”, afirmou Requeijo.

O incêndio foi detetado pelas 14h30 e, face ao agravamento das condições meteorológicas previstas, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou que Portugal continental entrará em situação de alerta a partir de domingo e até quinta-feira, devido ao elevado risco de incêndios.

A declaração de alerta terá início à 00h00 de domingo e estender-se-á até às 23h59 de quinta-feira, 7 de agosto.

#IncêndiosPortugal #SegurançaPrimeiro #AlertasDeFogo