Mundo

Estados Unidos apelam a diálogo para cessar-fogo na Síria

O enviado dos EUA exorta à retoma de conversações na Síria após confrontos na comunidade drusa e alertas israelitas sobre potenciais consequências.

16/07/2025 16:40
Estados Unidos apelam a diálogo para cessar-fogo na Síria

O enviado dos Estados Unidos para a Síria, Tom Barrack, fez um apelo urgente para o regresso ao diálogo, visando um cessar-fogo na região, onde têm ocorrido conflitos significativos envolvendo a comunidade drusa no sul do país, bem como ataques perpetrados por Israel em Damasco.

“Condenamos firmemente a violência contra civis em Sweida. É essencial que todas as partes revertam a actual situação e se envolvam em um diálogo construtivo que conduza a um cessar-fogo duradouro”, publicou Barrack na plataforma X.

Este apelo sucede-se a um aviso por parte de Israel, que alertou as autoridades sírias sobre as potenciais repercussões de qualquer ataque dirigido contra os drusos, uma minoria étnica com raízes na fé islâmica, também presente em Israel.

Na terça-feira, Barrack descreveu a violência na região de Sweida como alarmante e expressou que está a colaborar “com todas as partes” para restaurar a paz. “Os recentes acontecimentos em Sweida preocupam-nos profundamente (...) Estamos empenhados em encontrar uma solução pacífica e inclusiva para os drusos, as tribos beduínas, o governo sírio e as forças israelitas”, afirmou o enviado americano, destacando a complexidade da situação atual.

#PazNaSiria #DiálogoUrgente #SoluçãoInclusiva