Encerramento da emissão de nova série de Obrigações do Tesouro
Mais uma etapa nas finanças do Estado: a nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável termina hoje, com juros pagos em janeiro e julho.

A emissão de uma nova série de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) chega ao fim hoje, conforme informações fornecidas pelo IGCP. Esta série é designada por OTRV julho 2031 e foi disponibilizada ao público através de uma oferta pública de subscrição, que se iniciou em 2 de julho, bem como por uma oferta de troca com as OTRV julho 2025.
Os juros destas obrigações, que serão pagos semestralmente a 18 de janeiro e 18 de julho de cada ano, são definidos com base numa taxa variável correspondente à Euribor a 6 meses, acrescida de 0,25%. O capital, por sua vez, será reembolsado a 18 de julho de 2031.
As OTRV são instrumentos financeiros emitidos pela República Portuguesa, sendo oferecidos na forma "escritural" e ao portador, com um valor nominal unitário de 1.000 euros. A emissão poderá atingir um valor nominal global de até mil milhões de euros, podendo ser aumentada a pedido do emitente até 10 de julho de 2025.
O preço de subscrição para cada OTRV julho 2031 é de mil euros. No caso da troca, cada OTRV julho 2025 aceite será convertida numa OTRV julho 2031, e os juros acumulados desde 23 de janeiro de 2025 também serão pagos na data de emissão e liquidação das ofertas.