Embarcação portuguesa detida por pesca ilegal nas Ilhas Atlânticas
Uma lancha portuguesa foi interceptada na Galiza enquanto pescava ilegalmente no Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas. Os ocupantes não tinham autorizações.

Na passada segunda-feira, as autoridades galegas detiveram uma lancha pneumática com bandeira portuguesa, que estava a realizar atividades de pesca ilegal nas águas protegidas do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas. A ação da Guarda do Parque resultou na identificação dos dois tripulantes da embarcação.
A operação foi ativada após um alerta sobre uma embarcação ancorada numa zona a sudeste do ilhéu de A Herbosa, perto de Sálvora. Quando os agentes chegaram ao local, encontraram a lancha numa enseada de águas rasas, com um ocupante a bordo e outro a praticar pesca submarina.
As autoridades confirmaram que ambos os tripulantes não possuíam autorização ou licença para operar naquela área. Como resultado, o arpão utilizado na pesca foi apreendido e foram emitidos autos de contraordenação.
Além disso, a direção do parque anunciou que se encontra a proceder ao processo sancionatório contra os indivíduos, de acordo com o Plano Diretor de Uso e Gestão (PRUX) e a Lei 30/2014 de Parques Nacionais, que proíbem expressamente a caça e pesca desportivas em zonas de elevada sensibilidade ecológica.
O Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas é constituído pelos arquipélagos de Cíes, Ons, Sálvora e Cortegada, reconhecido pelo seu elevado valor ecológico e paisagístico.