Dolores apela a um Portugal realista na estreia contra a Espanha
A capitã da seleção feminina portuguesa, Dolores Silva, alerta para a necessidade de cautela antes do jogo inaugural no Campeonato da Europa, que se realiza na Suíça.

A jogadora Dolores Silva frisou, durante uma conferência de imprensa, que Portugal deve "ter os pés bem assentes na terra" ao defrontar a Espanha, campeã do Mundo, na próxima quinta-feira. Este enfrentamento marca o começo do Grupo B no Europeu de Futebol Feminino 2025, que decorre na Suíça.
A média, que é uma das capitãs da seleção nacional, sublinhou a importância de focar-se em um jogo de cada vez, com o objetivo de que a equipa lusa dependa apenas de si mesma para alcançar a terceira ronda, onde enfrentará a Bélgica. “É fundamental que mantenhamos a realidade em mente. Vamos encarar cada adversário passo a passo e procurar dar o nosso melhor para que no último jogo possamos estar a depender só de nós”, assegurou a atleta do Sporting de Braga.
Este será o terceiro Europeu em que a seleção participa, e Dolores expressou um "orgulho tremendo e uma responsabilidade imensa" por representar Portugal, acumulando um total de 172 jogos pela seleção. “Vou entrar em campo da mesma forma que em 2017 [nos Países Baixos], com uma mistura de orgulho e responsabilidade. Como capitã, o meu papel é apoiar as minhas colegas tanto dentro como fora de campo. Estou absolutamente entusiasmada por fazer parte de mais uma fase final e contribuir para a evolução do futebol feminino”, revelou.
A presença neste torneio representa, para a jogadora, a realização de um sonho. "O que estamos a viver é a concretização de um sonho. Lembro-me que em 2017 estávamos a abrir portas e, felizmente, as melhorias têm sido enormes. A nossa motivação deve estar no auge, queremos desfrutar deste momento, sabendo que iremos defrontar a melhor seleção do Mundo. Estamos preparadas para corrigir os erros do passado e temos grande motivação", defendeu Dolores.
O jogo entre Espanha e Portugal está marcado para o Estádio Wankdorf, em Berna, a partir das 21:00 horas locais (20:00 em Lisboa), com a arbitragem a cargo da romena Iuliana Demetrescu. Na sequência, Portugal enfrentará a Itália na próxima segunda-feira em Genebra, seguido pela Bélgica no dia 11 em Sion.
Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo avançarão para os quartos de final.