DGO apresenta hoje dados da execução orçamental até maio
A Direção-Geral do Orçamento divulga hoje a execução orçamental com um excedente de 134,8 milhões de euros e uma notável melhoria face ao ano anterior.

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) anuncia hoje a análise da execução orçamental até ao mês de maio, reportando um excedente de 134,8 milhões de euros. Este valor destaca uma melhoria significativa de 2.111,4 milhões de euros em comparação com o ano transato até abril.
No mesmo período de 2024, o Estado enfrentava um défice de 1.976,6 milhões de euros, sublinhando a evolução positiva das contas públicas.
A receita fiscal do Estado também apresentou um crescimento de 11%, totalizando 17.410 milhões de euros até abril. Esta melhoria é atribuída principalmente a um aumento de 548,5 milhões de euros nas receitas de impostos diretos, com o IRS a desempenhar um papel crucial, e a um incremento de 1.181 milhões de euros proveniente dos impostos indiretos.
Em relação a pagamentos em atraso, estes situaram-se em 476,2 milhões de euros até abril, apresentando uma redução de 15,2 milhões de euros face ao mesmo período do ano anterior. Contudo, houve um aumento de 81,7 milhões de euros em comparação com março.
A diminuição dos pagamentos em atraso na administração central, excluindo o setor da saúde (-78,8 milhões de euros) e na administração local (-25,5 milhões de euros), contrabalançou o aumento registado na saúde (54,2 milhões de euros), administração regional (32,4 milhões de euros) e nas Empresas Públicas Reclassificadas (2,5 milhões de euros).
No que diz respeito às variações mensais, a área da saúde destacou-se com um aumento de 81,1 milhões de euros.