Fama

Descanse em Paz, Verónica Echegui: a talentosa atriz espanhola que nos deixou aos 42 anos

Verónica Echegui, a talentosa atriz espanhola, faleceu aos 42 anos após uma luta silenciosa contra o cancro. Com uma carreira marcada por sucessos, sairá sempre recordada.

25/08/2025 15:46
Descanse em Paz, Verónica Echegui: a talentosa atriz espanhola que nos deixou aos 42 anos

Morreu, este domingo, dia 24 de agosto, Verónica Echegui, uma renomada atriz espanhola, aos 42 anos, como resultado de um cancro que poucos sabiam que a afetava, de acordo com o jornal El País.

Nascida em Madrid, Echegui destacou-se pela sua versatilidade e pela capacidade de interpretar personagens complexos. O seu talento foi amplamente reconhecido, tendo recebido, em 2022, um prémio Goya pela Melhor Curta Metragem de Ficção, resultado do seu trabalho como realizadora, guionista e coprodutora do projeto Tótem Loba.

O diário espanhol reporta que a artista passou os últimos dias no hospital 12 de Outubro, cercada por familiares e amigos próximos. A sua última aparição pública ocorreu na série da Apple TV+, Love You to Death.

A carreira de Verónica Echegui começou a ganhar notoriedade com o filme Yo soy la Juani (2006), que lhe valeu uma nomeação para os prémios Goya na categoria de Melhor Atriz Revelação. Antes disso, Echegui já havia participado em séries como Una Nueva Vida e Paco e Veva.

Ao longo dos anos, a artista acumularia sucessos com filmes como 8 citas (2008), La casa de Mi Padre (2008), Kamikaze (2014) e L’ofrena (2020). Echegui também deixou a sua marca internacional ao participar em produções como &Me (2013), You're Killing Me Susana (2016) e À Fria Luz do Dia (2012), ao lado de estrelas como Henry Cavill, Sigourney Weaver e Bruce Willis.

No seu mais recente trabalho, Echegui integrou o elenco do thriller político Justicia Artificial, onde interpretou uma juíza que desvendava uma conspiração relacionada com a inteligência artificial no sistema judicial.

Além do seu percurso artístico, Verónica Echegui tornou-se uma voz importante na defesa dos direitos das mulheres, denunciando abusos sexuais que sofreu na indústria audiovisual. "Antes normalizava-se. Supunha-se que tu é que tinhas de ter cuidado e que toda a responsabilidade recaía sobre nós [mulheres]", disse numa entrevista em 2020 ao Icon.

#VerónicaEchegui #LutaContraOCancro #VozDasMulheres