Na Cova da Beira, a energia foi retomada e os serviços essenciais em Covilhã, Fundão e Belmonte operam normalmente, segundo as autoridades.
Após um apagão que afetou Portugal e Espanha desde as 11h30 da segunda-feira, a energia eléctrica foi restabelecida entre as 22h15 e as 23h00 na região da Cova da Beira, abrangendo Covilhã, Fundão e Belmonte. Esta situação permitiu a normalização dos serviços, tendo sido retomada a atividade programada, que incluía consultas e exames não urgentes.
O gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira informou que, apesar da suspensão temporária destes serviços, as intervenções de emergência e o suporte de vida nos hospitais locais foram assegurados com geradores. O coordenador municipal de Proteção Civil da Covilhã, Luís Marques, destacou que escolas e outros estabelecimentos já operam em plena atividade, tendo sido efetuados reabastecimentos de gasóleo em pontos críticos, como o Centro de Hemodiálise e diversos lares de idosos.
No Fundão, o vice-presidente da Câmara, Miguel Gavinhos, confirmou que a situação foi alvo de rápidas medidas, resolvendo inclusive pequenas dificuldades no abastecimento de água em localidades com poucos habitantes. Foram também adotadas precauções em Instituições Particulares de Solidariedade Social para garantir o fornecimento contínuo de oxigénio e camas na ULS, no caso de serem necessárias transferências.
Em Belmonte, o vice-presidente da Câmara, Paulo Borralhinho, certificou que os serviços, desde as escolas até o centro de saúde, encontram-se a funcionar normalmente. O operador E-Redes afirmou que o restabelecimento da rede eléctrica ocorreu de forma gradual, a partir da zona centro, estando o serviço totalmente normalizado.