Comissão Europeia responde ao pedido de Portugal com apoio aéreo
A Comissão Europeia está a prestar ajuda a Portugal na luta contra os incêndios, mobilizando quatro aviões Canadair conforme solicitado pelo país.

A Comissão Europeia confirmou hoje à Lusa que está em processo de "mobilização de apoio" para Portugal, em resposta ao pedido feito pelo país no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, para o combate aos incêndios florestais.
A porta-voz da Comissão, Eva Hrncirova, afirmou: "Sim, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, e estamos a mobilizar o apoio que o país solicitou".
Portugal requisitou, na manhã de hoje, quatro aeronaves Canadair para auxiliar nas operações de combate a incêndios, que têm assolado várias regiões.
O comandante nacional da proteção civil, Mário Silvestre, anunciou durante uma conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, que com esta ativação, Portugal se torna no sétimo país a usufruir do mecanismo comunitário.
Inicialmente, as autoridades optaram por explorar acordos bilaterais com Espanha e Marrocos, tendo Marrocos disponibilizado dois Canadair que estarão em Portugal até segunda-feira, e a Espanha contribuído com meios no combate aos incêndios em Castelo de Vide e Chaves.
Mário Silvestre justificou a ativação do mecanismo europeu devido às condições climáticas adversas que dificultaram o controlo dos incêndios durante a noite. Relativamente ao incêndio na Lousã, ele explicou que as chamas, que se estenderam 30 quilómetros em apenas três horas, ainda não foram controladas, atingindo um perímetro total de 208 quilómetros.