Economia

Combustíveis em queda: Aguarde até segunda para abastecer

A gasolina e o gasóleo vão apresentar queda de preços na próxima segunda-feira, após aumentos inesperados devido à oscilações do mercado internacional.

29/06/2025 08:05
Combustíveis em queda: Aguarde até segunda para abastecer

Se planear abastecer o seu veículo, talvez seja melhor esperar pela próxima segunda-feira. A gasolina e o gasóleo vão sofrer uma descida nos preços, uma boa notícia para os motoristas.

Esta redução no custo reflete-se após um período de aumento significativo que ocorreu no início da semana passada. O gasóleo deverá ter uma diminuição de quatro cêntimos, enquanto a gasolina verá uma queda de 3,5 cêntimos, segundo previsões do Automóvel Club de Portugal (ACP), baseado em informações de fontes do setor.

Recorde-se que, no início da semana, o gasóleo aumentou em 6,7 cêntimos e a gasolina em 2,4 cêntimos, com base nos preços médios da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Esses incrementos estavam associados ao aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais, impulsionado por tensões geopolíticas no Médio Oriente, que dispararam os preços do petróleo.

No entanto, à medida que a semana avançou, houveram mudanças nas cotações. Na quinta-feira, o barril de Brent foi cotado a 67,73 dólares, um ligeiro aumento em relação ao dia anterior, após um período de instabilidade nos mercados.

A diminuição esperada nas reservas de petróleo nos EUA, que superou o que se esperava, também contribuiu para uma visão mais otimista sobre a procura do petróleo, especialmente na economia norte-americana. Além disso, a recente redução das hostilidades entre Irão e Israel tem ajudado a estabilizar o mercado.

O governo, através do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou que está a monitorizar de perto a evolução dos custos dos combustíveis, mas não vislumbra por agora impactos significativos que exijam ações de imediato. No entanto, o economista João Santos alerta para a possibilidade de os preços ultrapassarem a barreira dos dois euros por litro, sugerindo assim que uma intervenção do governo possa ser necessária se a situação se agravar.

#QuedaDosPreços #Combustíveis #EconomiaSustentável