Combate a Incêndios: Portugal Implementa Maior Mobilização de Sempre
A ministra da Administração Interna destacou que o país possui a maior mobilização já vista para enfrentar incêndios, reafirmando a solidariedade com as comunidades afetadas.

Durante uma conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Maria Lúcia Amaral anunciou a prorrogação da situação de alerta em Portugal até domingo. A ministra expressou a sua solidariedade com as populações que enfrentam os fogos florestais e reconheceu as preocupações manifestadas pelos autarcas. "É perfeitamente compreensível que os autarcas se sintam ansiosos face à gravidade da situação. Cada um deles é responsável pelas suas comunidades e sente profundamente a impotência que esta crise provoca", afirmou.
A titular da Administração Interna sublinhou que o país possui "o maior dispositivo de sempre" em termos de recursos mobilizados no terreno, ressaltando que a resposta tem sido "unida", mesmo que possam surgir casos de descoordenação. "A descoordenação é algo a que ninguém está imune. Em operações de tal vulto, é inevitável que ocorram situações complexas", acrescentou María Lúcia Amaral.
Em resposta às declarações do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, que sugeriu a ativação da situação de contingência para garantir todos os meios necessários, a ministra explicou por que não considera esta medida necessária: "Até ao momento, a diferença entre a situação de alerta e a de contingência apenas permitiria mobilizar mais recursos a nível municipal, o que já está a ser feito devido à colaboração de todos os autarcas. Desta forma, não sentimos necessidade de mudar a decisão tomada", concluiu.