Tech

China avança no espaço com a missão Tiangong e novos astronautas

há 3 dias

Três astronautas embarcam na Shenzhou 20 para reforçar a estação Tiangong e impulsionar os ambiciosos planos lunares da China até 2030.

China avança no espaço com a missão Tiangong e novos astronautas

Num lançamento espetacular, a nave Shenzhou 20 descolou com sucesso a bordo do foguetão Longa Marcha 2F, partindo do centro de lançamento em Jiuquan, na orla do deserto de Gobi. A decolagem, registada às 17:17 hora local (10:17 em Lisboa), prepara o caminho para a aproximação da estação espacial Tiangong em cerca de 6,5 horas.

A missão tem dupla finalidade: substituir a tripulação já presente na Tiangong e avançar na estratégia da China de enviar astronautas à Lua até 2030, com a posterior construção de uma base lunar. A expedição é composta pelos astronautas Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie. Chen Dong, com experiências anteriores nas missões Shenzhou 11 e Shenzhou 14 – sendo o responsável pela construção da estação durante esta última – lidera o grupo, enquanto Chen Zhongrui, ex-piloto da Força Aérea, e Wang Jie, engenheiro da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, iniciam as suas primeiras incursões espaciais.

Durante a estadia na estação, os astronautas vão realizar experiências pioneiras na área da medicina e da tecnologia espacial, realizar atividades extra-estação e implementar melhorias no sistema. Este movimento ocorre num contexto de crescente dinamismo no programa espacial chinês, que já testemunhou feitos notáveis, como o pouso de um robô em Marte e a aterragem de um veículo espacial na face oculta da Lua. Importa ainda recordar que a China optou por construir a sua própria estação depois de ser excluída da Estação Espacial Internacional por questões de segurança nacional.

A aterragem dos astronautas está prevista para 29 de Abril, marcando mais um capítulo na ambiciosa jornada espacial da China.

Tags:
#EspaçoChina #MissãoLunar #Tiangong