País

Centro de Lisboa em alerta para celebrações do possível campeão de futebol

há 4 horas

Com diversas artérias afetadas e comércios fechados, Lisboa prepara-se para receber os adeptos que se dirigem ao Marquês de Pombal, dependendo do resultado do jogo Benfica-Sporting.

Centro de Lisboa em alerta para celebrações do possível campeão de futebol

Lisboa está em modo de preparação para os possíveis festejos de um futuro campeão da I Liga de futebol. Hoje, Sporting e Benfica encontram-se às 18h00 no Estádio da Luz, num confronto que pode decidir a equipa vencedora do campeonato nacional.

Tradicionalmente, os adeptos de ambas as equipas convergem para a rotunda do Marquês de Pombal para celebrar. Em consequência, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) implementou hoje várias medidas de segurança, começando pelo encerramento da Alameda Edgar Cardoso e Avenida Sidónio Pais às 09h00, e pelo fecho do Túnel do Marquês a partir das 15h00 para a instalação de um hospital de campanha.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) adianta que "cortes progressivos" na circulação de veículos serão efetuados em várias vias, especialmente nas proximidades do Marquês de Pombal, onde será montado um espaço para possíveis comemorações. A circulação nesta área estará proibida a partir das 17h30.

Além disso, a PSP pretende evitar a concentração excessiva de adeptos na rotunda, sendo que apenas após o apito final os fãs da equipa que eventualmente conquistar o título terão acesso ao recinto para as celebrações.

Por causa do perímetro de segurança, estipulado pela PSP, cerca de 60 estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes e supermercados nas zonas do Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII, reduzirão o seu horário de funcionamento a partir das 17h00, embora esta medida não se aplique caso o jogo não defina um campeão.

As estações do Metropolitano de Lisboa, como Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas, fecharão às 17h30 para garantir a segurança dos adeptos durante os possíveis festejos, de acordo com a PSP.

A polícia recomenda que os adeptos cheguem ao estádio com antecedência, utilizando preferencialmente os transportes públicos, como comboios, autocarros e metro.

Tags:
#FutebolEmLisboa #BenficaSporting #CelebraçõesSeguras