As autoridades em Srinagar, Caxemira, ativaram defesas aéreas após explosões e cortes de eletricidade, num contexto de tensão entre Índia e Paquistão, poucas horas após um anunciado cessar-fogo.
A situação em Srinagar, capital da região da Caxemira administrada pela Índia, intensificou-se drasticamente após a detonação de explosões que ecoaram pela cidade, levando as autoridades a implementar um estado de alerta e a activar as defesas aéreas.
O responsável regional, Omar Abdullah, expressou a sua consternação nas redes sociais, questionando: "O que ocorreu com o cessar-fogo? Ouvem-se explosões em todo o Srinagar." Pouco depois, partilhou um vídeo que mostrava os sistemas de defesa em acção, indicando que “isto não é um cessar-fogo” e que as unidades de defesa aérea já estavam em operação.
Embora o exército paquistanês não tenha feito qualquer comentário sobre a situação, as autoridades indianas confirmaram cortes de energia em várias áreas, como uma medida de precaução contra eventuais ataques. Cidades no Rajastão, Gujarat e Punjab também relataram apagões, aumentando a medida de segurança na fronteira com o Paquistão.
“Caros cidadãos, devido a relatos de violações do cessar-fogo, permaneceremos em alerta hoje. Um apagão será implementado se necessário. Aconselho todos a se prepararem e a permanecerem em casa”, avisou a autoridade administrativa da cidade de Amritsar.
Este clima de tensão surge menos de três horas após o anunciado cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos, que visava interromper a escalada de violência que teve início em 22 de abril e resultou na morte de quase 100 pessoas.