País

Bombeiros de Folgosinho feridos durante combate a incêndios na Mêda

Três bombeiros da corporação de Folgosinho sofreram ferimentos ligeiros enquanto enfrentavam um incêndio em Longroiva, no município da Mêda, no distrito da Guarda.

16/08/2025 20:10
Bombeiros de Folgosinho feridos durante combate a incêndios na Mêda

Três bombeiros pertencentes à corporação de Folgosinho, localizada no concelho de Gouveia, ficaram hoje com ferimentos ligeiros ao combater um incêndio na localidade de Longroiva, que faz parte do município da Mêda, no distrito da Guarda.

A informação foi corroborada por Jody Rato, que desempenha o cargo de segundo comandante regional do Centro e lidera as operações contra os incêndios que eclodiram em Sátão e Trancoso, com o posto de comando situado em Aguiar da Beira.

Segundo o oficial, dos três bombeiros feridos, dois sofreram queimaduras: um na mão e o outro na perna. O terceiro ferido, por sua vez, sofreu uma entorse enquanto combatia as chamas em Longroiva. Após o incidente, os feridos foram levados ao Centro de Saúde da Mêda para avaliação, onde dois deles foram posteriormente transferidos para a Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões.

O episódio ocorreu por volta das 18h00, em uma área onde a frente de fogo ainda se encontra ativa. Neste momento, centenas de bombeiros de várias partes do país estão mobilizados nos distritos da Guarda e de Viseu para combater os incêndios, originados emSátão e Trancoso, que acabaram por se fundir e se alastrar a 11 municípios.

Os municípios afetados incluem Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono e São João da Pesqueira (distrito de Viseu), além de Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Mêda, Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Coa (distrito da Guarda).

O incêndio que teve início na freguesia de Vila Boa, em Ferreira de Aves, Sátão, gerou um alerta às 01:03 da quarta-feira, e rapidamente se espalhou para Sernancelhe e Aguiar da Beira. No que concerne ao incêndio em Freches, no município de Trancoso, o alerta surgiu na semana passada, no dia 09, às 17h21.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 19h45 de hoje, cerca de 1.342 operacionais, apoiados por 442 viaturas e quatro meios aéreos, estavam envolvidos no combate aos incêndios originados em Sátão e Trancoso.

#BombeirosHeroicos #IncêndiosPortugal #CombateAFogo