Mundo

Bombardeamentos israelitas afetam Damasco e provocam vítimas

Israel confirma ataque a "alvo militar" em Damasco, com explosões registadas perto do palácio presidencial, deixando um morto e 18 feridos.

16/07/2025 16:10
Bombardeamentos israelitas afetam Damasco e provocam vítimas

Na jornada de hoje, testemunhas em Damasco reportaram uma explosão significativa na proximidade do palácio presidencial, local habitual de recepção do presidente Ahmad al-Shareh. As testemunhas viram fumo a elevar-se da área após o estrondo.

A televisão síria oficial anunciou, anteriormente, que bombardeamentos israelitas ocorreram na zona do quartel-general do exército, situado no centro da capital, tendo as imagens veiculadas mostrado destruição do edifício.

De acordo com o ministério da Saúde sírio, os ataques causaram a morte de uma pessoa e ferimentos em 18 outras, especialmente nas ocorrências direcionadas ao quartel-general.

As explosões repentinas danificaram uma ala de um edifício de quatro andares, próximo do ministério da Defesa, conforme verificaram jornalistas da AFP.

A famosa praça dos Omíadas, onde localiza-se o complexo, apresentava-se deserta, exceto pela presença de ambulâncias e veículos militares.

Através de um comunicado oficial, o exército israelita validou os bombardeamentos a um "alvo militar" nas imediações do Palácio Presidencial, adiantando que a sequência de ataques poderá prolongar-se por vários dias. "Um alvo militar foi atacado na área do Palácio Presidencial do regime sírio em Damasco," referiu o comunicado das Forças de Defesa de Israel (FD), logo após o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) relatar o incidente.

#ConflitoSiria #DamascoEmChamas #SegurançaGlobal