Economia

Bolsa de Lisboa regista queda inesperada enquanto mercados europeus prosperam

A bolsa de Lisboa terminou o dia em baixa, em contraste com o desempenho positivo das principais praças europeias, com a EDP a liderar as desvalorizações.

há 6 horas
Bolsa de Lisboa regista queda inesperada enquanto mercados europeus prosperam

A bolsa de Lisboa encerrou a sessão de hoje em território negativo, contrariando o clima otimista que se viveu nas principais bolsas europeias. O índice PSI registou uma descida de 0,57%, fixando-se em 7.732,97 pontos, com nine das 15 empresas cotadas a registarem perdas.

Dentre as maiores quedas, destaca-se a família EDP, onde a EDP Renováveis viu as suas ações descer 2,67%, atingindo 10,21 euros, enquanto a empresa mãe, EDP, recuou 1,79%, ficando a 3,78 euros.

A Corticeira Amorim e a Altri também não escaparam à tendência, com quedas superiores a 1%. A Corticeira Amorim desvalorizou 1,35%, para 8,04 euros, e a Altri caiu 1,10%, fixando-se em 4,93 euros.

No entanto, houve notas positivas, com os CTT a registarem um aumento de 3,46%, atingindo 7,77 euros. A Mota-Engil também se destacou, com uma valorização de 2,56%, para 4 euros. O BCP observou uma ligeira descida de 0,24%, ficando em 0,67 euros.

Por outro lado, as bolsas na Europa tiveram um desempenho geral positivo, com Paris a subir 0,35%, Frankfurt a aumentar 1,20% e Madrid a ter um ganho de 0,73%.

Os investidores estão atentos às tensões comerciais que estão a surgir, após os Estados Unidos terem começado a enviar notificações a países com os quais não possuem acordos comerciais, informando sobre as tarifas que entrarão em vigor a partir de 01 de agosto. Esta situação surge após vários meses de negociações que resultaram em acordos com o Reino Unido, Vietname e China.

Enquanto isso, a União Europeia, o Japão, a Coreia do Sul e a Índia estão a acelerar as suas conversações comerciais.

#MercadosEmMudança #BolsaLisboa #TensõesComerciais