Desporto

Boavista SAD assegura lugar no primeiro escalão distrital do Porto

A Boavista SAD foi oficialmente inscrita no primeiro escalão da AF do Porto para a temporada 2025/26, após não ter conseguido o licenciamento necessário para a Liga 3, conforme anunciou o presidente da AF Porto.

há 3 horas
Boavista SAD assegura lugar no primeiro escalão distrital do Porto

A Boavista SAD garantiu a sua inscrição no primeiro escalão distrital da Associação de Futebol (AF) do Porto para a época 2025/26, depois de não ter obtido o licenciamento para a Liga 3. A revelação foi feita à agência Lusa pelo presidente da AF Porto, José Manuel Neves.

Durante uma reunião na última segunda-feira, a direcção da AF Porto decidiu solicitar um parecer ao Conselho de Justiça (CJ) para interpretar o regulamento e, posteriormente, aprovou a inscrição da Boavista SAD, que dará acesso às competições nacionais. O dirigente destacou que, ao ultrapassar o prazo para qualquer recurso, a inscrição ficou confirmada.

A Boavista SAD, que no final da última temporada foi despromovida à II Liga, viu-se impedida de participar nas competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e teve o seu pedido de licenciamento para a Liga 3 negado pela Comissão de Licenciamento. O veto foi motivado pela falta de certidões de não dívida à Autoridade Tributária e à Segurança Social, além de uma avaliação negativa da sua capacidade financeira.

Uma proposta da AF Porto permitiu que a Boavista SAD fosse inscrita de forma condicionada, mas, como essa exigência já não é necessária devido ao encerramento do prazo de defesa, a inscrição já é válida. Como ponto positivo, o clube expressou a intenção de criar uma equipa sénior independente na temporada 2025/26, que poderá competir na quarta divisão da AF Porto.

De acordo com os regulamentos, esta nova equipa poderá avançar para a competição, desde que obtenha autorização da SAD, que detém os direitos desportivos em relação ao Boavista. Recentemente despromovido da I Liga, onde terminou na última posição com apenas 24 pontos, a Boavista ocupa um histórico lugar no futebol português, sendo um dos cinco campeões nacionais, conquistando a última liga em 2000/01.

Embora a SAD tenha sido inscrita, o número de clubes na principal divisão da AF Porto mantém-se nos 18. O Vila Meã e o Aparecida, campeão distrital, ascenderam ao Campeonato de Portugal, enquanto o São Martinho, terceiro classificado da elite da AF Porto, foi convidado a participar na próxima Taça de Portugal, histórica competição que a Boavista venceu em várias edições passadas.

#BoavistaSAD #FutebolPortugês #DesportoEmFoco