Cultura

Artistas Europeus Pedem Melhor Reconhecimento e Condições de Trabalho

há 4 horas

Um recente Eurobarómetro revela que 42% dos europeus defendem melhores salários e condições para artistas, enquanto 43% se preocupam com a proteção do património cultural.

Artistas Europeus Pedem Melhor Reconhecimento e Condições de Trabalho

Uma nova pesquisa do Eurobarómetro, tornada pública hoje, indica que 42% dos cidadãos da União Europeia defendem que os artistas e trabalhadores culturais devem ser remunerados de forma justa e beneficiar de condições laborais aprimoradas.

Além disso, 43% dos inquiridos expressam preocupação sobre a preservação do património cultural, que enfrenta ameaças como guerras, desastres naturais e mudanças climáticas. A acessibilidade cultural também é vista como uma prioridade por 45% dos entrevistados.

O estudo revela ainda que 80% dos cidadãos da UE preferem conteúdos criados por pessoas em vez de inteligência artificial, manifestando inquietação quanto ao impacto que isso pode ter nos rendimentos dos artistas em função do aumento da arte produzida por IA generativa.

No que diz respeito à participação em atividades artísticas, 49% dos respondentes afirmaram ter estado envolvidos em tais atividades no último ano, embora o relatório não especifique quais atividades artísticas foram consideradas.

Os cidadãos de Portugal e Finlândia acreditam, em maior medida, que a liberdade artística é preservada, com 92% a afirmar que não existe receio de censura por parte das autoridades ou outros grupos. A média na UE é de 77%.

Tags:
#JustiçaCultural #LiberdadeArtística #ArteEIA