"António Costa expressa preocupação com bombardeamentos em Damasco"
O presidente do Conselho Europeu manifestou inquietação pelos ataques israelitas em Damasco, reiterando a importância de respeitar a soberania da Síria e pedindo um cessar-fogo imediato.

António Costa, presidente do Conselho Europeu, expressou hoje a sua profunda preocupação em relação aos recentes bombardeamentos israelitas em Damasco. Nas suas redes sociais, Costa sublinhou a necessidade de respeitar a "soberania e a integridade territorial da Síria", apelando a todos os envolvidos para que se "abstenham da violência".
De acordo com três testemunhas, uma explosão foi ouvida nas proximidades do palácio presidencial, com fumo a sair do local pouco após os ataques dirigidos ao quartel-general do exército sírio, situado no centro da capital.
A televisão estatal síria informou, anteriormente, sobre os ataques em direção ao quartel-general, cuja destruição foi documentada em imagens transmitidas. O Ministério da Saúde sírio confirmou que os bombardeamentos resultaram até agora em um morto e 18 feridos, a maioria relacionada aos ataques ao quartel-general.
Jornalistas da agência France-Presse observaram que as explosões devastaram parte de um edifício de quatro andares adjacente ao Ministério da Defesa. O exército israelita, em comunicado, admitiu ter atingido "um alvo militar" nas imediações do palácio presidencial e advertiu que a ofensiva poderia prolongar-se por vários dias.
A situação foi igualmente reportada pela organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que tem sede em Londres, mas conta com uma vasta rede de informantes na Síria.