Desporto

Álvaro Carreras estabelece recorde de transferência para laterais da I Liga

O espanhol Álvaro Carreras fez história ao ser transferido para o Real Madrid por 50 milhões de euros, tornando-se o lateral mais caro a sair da I Liga.

14/07/2025 18:55
Álvaro Carreras estabelece recorde de transferência para laterais da I Liga

O jovem futebolista espanhol Álvaro Carreras, de apenas 22 anos, alcançou um marco significativo na sua carreira ao ser transferido do Benfica para o Real Madrid por 50 milhões de euros, tornando-se assim o lateral mais caro de sempre a sair da I Liga para o estrangeiro.

Desde a sua chegada à Luz em janeiro de 2024, inicialmente por um empréstimo do Manchester United, Carreras acabou por ser adquirido de forma definitiva pelos 'encarnados' seis meses depois, num negócio que custou 6 milhões de euros.

Em pouco mais de um ano, o jogador conseguiu destacar-se com 68 partidas e 5 golos, levando agora o Benfica a registar a maior venda de um lateral, superando os 45 milhões que renderam as transferências de Pedro Porro e Nuno Mendes.

Pedro Porro fez a sua saída para o Tottenham em janeiro de 2023, onde os 'londrinos' pagaram inicialmente 5 milhões pela cedência, antes de formalizarem a compra por 40 milhões. Da mesma forma, Nuno Mendes foi resgatado pelo Paris Saint-Germain, que pagou 7 milhões pelo empréstimo e 38 milhões pela transferência definitiva.

Entre os vários laterais que se destacaram nas transferências, Nélson Semedo, que deixou o Benfica em 2017 para o FC Barcelona, teve um custo fixo de 30,5 milhões, enquanto Fábio Coentrão foi vendido ao Real Madrid por 30 milhões em 2011.

Na lista dos 10 laterais mais caros de sempre a sair de clubes portugueses, o FC Porto também teve um papel relevante, acumulando receitas de 108 milhões. Alex Sandro, Diogo Dalot, José Bosingwa e Ricardo Pereira são alguns dos jogadores que integraram este lote, com o último a ser vendido por 20 milhões ao Leicester.

Entre eles, destaca-se Diogo Dalot, que embora tenha atuado menos, conseguiu uma transferência significativa com apenas 8 partidas pelos azuis e brancos.

Este histórico negócio de Carreras não só realça o seu talento, mas também a evolução do mercado de transferências de jogadores formados na I Liga.

#RecordeTransferência #LateralMaisCaros #FutebolPortuguês