Lifestyle

Alimentos que Podem Sabotar o Seu Metabolismo

Alguns alimentos comuns podem estar a desacelerar o seu metabolismo, tornando o controlo de peso mais difícil, especialmente à medida que envelhece. Evitá-los é fundamental!

02/07/2025 08:42
Alimentos que Podem Sabotar o Seu Metabolismo

O metabolismo desempenha um papel crucial na gestão do peso, mas pode tornar-se mais lento com o tempo, dificultando assim a perda de peso. Certos alimentos, muitas vezes inesperados, podem ser os responsáveis por essa desaceleração. Jill Mongene, nutricionista, partilhou no 'website' SheFinds quais são esses alimentos que deve considerar evitar.

“Até mesmo alguns alimentos que parecem inofensivos podem, na verdade, contribuir para o ganho de peso se ingeridos frequentemente. Curiosamente, muitos dos maiores culpados são itens básicos na dieta da maioria das casas”, afirma.

“Com o passar dos anos, diversos fatores estão em jogo quando se fala em aumento de peso, mas o metabolismo é um dos maiores responsáveis”, acrescenta. Aqui ficam alguns alimentos que podem fazer com que o seu metabolismo desacelere:

Óleos Vegetais

“Vários óleos vegetais podem conter gorduras trans ocultas ou óleos parcialmente hidrogenados disfarçados na lista de ingredientes. Estas gorduras são conhecidas por causarem problemas cardíacos, como o aumento do colesterol”, explica. “Optar por andere gorduras, como o azeite, é uma escolha mais saudável.”

Carnes Processadas

“Estes produtos estão frequentemente associados a distúrbios no metabolismo e ao aumento de peso. O seu processo de cura frequentemente envolve aditivos, conservantes e níveis elevados de sódio, podendo levar à resistência à insulina e a problemas metabólicos”, alerta ela. “Além disso, o elevado conteúdo de gordura, especialmente as saturadas, pode impactar negativamente a saúde.”

Produtos Lácteos Ricos em Gordura

“Sendo diferentes do leite desnatado, outros laticínios possuem uma maior proporção de gorduras prejudiciais. O seu consumo pode potenciar o ganho de peso e exacerbar os sintomas da síndrome metabólica.”

Margarina

“As gorduras trans comuns na margarina são conhecidas por aumentarem o colesterol LDL (mau) e reduzirem o HDL (bom)”, explica. “Analisando os rótulos e evitando produtos com óleos parcialmente hidrogenados, pode-se reduzir o consumo de gorduras trans.”

Arroz Branco

“A falta de fibras, que são essenciais para regular o açúcar no sangue e manter a saciedade, leva muitas vezes ao consumo excessivo, criando um ciclo prejudicial ao peso”, adverte. “Tal como o pão branco, o arroz branco é escasso em fibras e nutrientes, resultando num aumento mais rápido dos níveis de açúcar no sangue, correndo o risco de resistência à insulina.” É sempre preferível optar por grãos integrais, que contêm mais fibras e ajudam a estabilizar os níveis de açúcar.

#MetabolismoSaudável #AlimentaçãoConsciente #SaúdeEmFoco