Air Canada adia retoma de voos devido a contestações sindicais
A Air Canada adiou a reinicialização de voos prevista para hoje após o sindicato que representa assistentes de bordo anunciar intenções de contestar a ordem de regresso ao trabalho.

A Air Canada informou que a retoma dos voos, programada para hoje, foi suspensa devido a uma ação do sindicato que representa 10 mil assistentes de bordo. Este sindicato anunciou que pretende desafiar a ordem de regresso ao trabalho emitida pelo Conselho Canadiano das Relações Industriais.
O conselho havia determinado, após a intervenção do Governo, que os funcionários da companhia aérea, que estavam em greve, deveriam retornar ao trabalho até às 14:00 horas locais (19:00 em Lisboa).
A companhia planeava reiniciar as operações aéreas na noite de hoje, mas, devido à situação, a retoma dos voos só ocorrerá na próxima segunda-feira, de acordo com informações da agência noticiosa AP.
Na passada sexta-feira, o Governo canadiano obrigou a Air Canada e o sindicato a recorrerem a um processo de arbitragem, após a greve já ter impactado cerca de 130 mil viajantes em todo o mundo. Os assistentes de bordo exigem, entre outras coisas, aumento salarial e que sejam compensados pelas horas de trabalho fora dos voos, como durante o embarque.
No entanto, o sindicato rejeitou a proposta da companhia para entrar em arbitragem governamental, argumentando que isso comprometeria o direito à greve e entregaria a um mediador a responsabilidade de decidir sobre os novos termos do contrato coletivo de trabalho.