Desporto

Adeptos do Liverpool prestam homenagem a Diogo Jota com livro de condolências

As tributações ao futebolista português Diogo Jota continuam na cidade de Liverpool, onde um livro de condolências está aberto para que adeptos e simpatizantes deixem as suas mensagens de pesar.

04/07/2025 11:00
Adeptos do Liverpool prestam homenagem a Diogo Jota com livro de condolências

As homenagens ao internacional português Diogo Jota estão em plena atividade junto ao famoso estádio de Anfield, onde foi reaberto esta manhã um livro de condolências. O intuito é que adeptos e o público em geral possam deixar mensagens ou recordações sobre o jogador.

Logo após a abertura, às 09:00 (hora de Lisboa), várias pessoas já se encontravam na fila, ansiosas por prestar a sua última homenagem. Entre elas estava Tracy, que atrasou a entrada no emprego para ser uma das primeiras a escrever palavras de apoio à família de Diogo e do seu irmão André, que também perdeu a vida no mesmo trágico acidente de viação na última sexta-feira.

"A sua morte foi um grande choque. Ele era um filho, um pai, um marido, e partiu demasiado cedo", afirmou à Agência Lusa, acrescentando que a mensagem foi também em nome de familiares que não estão em Liverpool, mas que, como ela, são fervorosos adeptos do clube.

Outro apoiador dos 'Reds', Chris, demonstrou-se emocionado ao recordar "alguém que estava no auge da carreira e da vida". Ele lamentou: "Acabou de conquistar a Primeira Liga e a Liga das Nações, e tinha-se casado há poucos dias. Estes deveriam ter sido os melhores momentos da sua vida".

Paul Millea, vestido com a camisola e chapéu do Liverpool, disse que escreveu "Adeus" em português no livro de condolências para honrar Diogo Jota, expressando o seu choque ao saber da notícia. "Ele era um jogador muito querido pelos adeptos", destacou.

O aposentado aguarda que o clube realize um evento de homenagem "apropriado", envolvendo crianças e, como vários adeptos solicitaram nas redes sociais, que retirem a camisola número 20 das suas honras, para que nunca mais seja utilizada.

O livro de condolências em memória de Diogo Jota e do irmão André foi inaugurado na quinta-feira à tarde e estará disponível até domingo, às 17:00. Funcionários locais relataram uma espera de até uma hora no primeiro dia.

Para aqueles que não podem visitar Liverpool, uma versão digital do livro está acessível através do site do clube, permitindo a expressão de sentimentos à distância.

Desde a trágica notícia na última sexta-feira, centenas de pessoas têm comparecido ao estádio para manifestar o seu luto. Um memorial espontâneo foi criado com flores, cartões de condolências, camisolas, cachecóis e bandeiras, onde se pode ver também desenhos de crianças e outros tributos à memória de Diogo.

Entre as muitas mensagens, destacam-se frases como "Obrigado pelas memórias", incluindo algumas em português, como "Obrigado" e "Descanse em paz". Em sinal de respeito, o clube decidiu encerrar as lojas de merchandising e suspender as visitas ao estádio até segunda-feira.

Os dirigentes do Liverpool lamentaram a "situação trágica", mostrando-se atordoados pela tristeza e destacando que, além do jogador conhecido, Diogo era um ser humano "maravilhosamente humilde e divertido, que estabelecia laços onde quer que estivesse".

Diogo Jota, de 28 anos, e o seu irmão André Silva, de 25, faleceram num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha. O avançado tinha representado o Liverpool durante cinco temporadas, conquistando uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga.

Ao serviço da seleção nacional, Diogo contabilizou 49 internacionalizações, marcando 14 golos e conquistou duas Ligas das Nações.

Após ter iniciado a sua carreira no Gondomar e no Paços de Ferreira, Jota passou pelo FC Porto e Wolverhampton, até unir-se aos 'Reds'.

#HomenagemDiogoJota #LiverpoolFC #AdeusJota