Mundo

Acusação da Alemanha: Laser da China direcionado a avião militar no Mar Vermelho

O Governo alemão denunciou a utilização de laser por parte da China contra um seu avião militar no Mar Vermelho, convocando para isso o embaixador chinês.

há 4 horas
Acusação da Alemanha: Laser da China direcionado a avião militar no Mar Vermelho

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha denunciou hoje que a China apontou um laser para um avião militar alemão que estava em missão no Mar Vermelho. Esta operação tinha como objetivo proteger o tráfego marítimo dos ataques do grupo huthi. O Ministério classificou a situação como "completamente inaceitável" devido ao risco que representa para a segurança dos seus operacionais e à possível interrupção da missão.

O avião fazia parte da missão 'Aspides' da União Europeia, que visa assegurar a segurança das rotas comerciais na região, incluindo o Mar Vermelho, Golfo de Áden, Mar Arábico, Golfo de Omã e Golfo Pérsico, uma iniciativa lançada em 2024.

Berlim já convocou o embaixador chinês, Deng Hongbo, embora não tenham sido divulgados detalhes sobre os diálogos ocorridos durante a reunião.

Até agora, a China não comentou publicamente o incidente. O jornal Bild realça que esta não é a primeira vez que ocorrem incidentes semelhantes, tendo sido reportados casos anteriores onde as forças armadas chinesas utilizaram lasers para desorientar pilotos ocidentais e interferir nos sistemas eletrónicos de aeronaves.

Vale ressaltar que esses lasers, conhecidos como "lasers ofuscantes," são utilizados para interromper o funcionamento das aeronaves e não para localizar alvos para ataques com mísseis.

#RelaçõesInternacionais #SegurançaMarítima #IncidenteAéreo