A Perda de Luís Lucas: Um Artista Generoso e Amigo
O ator Luís Lucas, de 73 anos, faleceu, deixando o meio artístico em luto. Recordações de generosidade e talento marcam a sua passagem.

No passado domingo, dia 24 de agosto, o meio artístico foi abalado pela notícia do falecimento de Luís Lucas, um ator de 73 anos que deixará uma marca indelével no panorama cultural português. Foi Diogo Infante um dos primeiros a partilhar a trágica informação através da sua conta de Instagram, surpreendendo muitos dos seus colegas.
José Raposo, que falou com o Notícias ao Minuto logo após o anúncio, expressou o seu profundo "choque" perante a perda de Luís e fez questão de salientar a beleza do ser humano que era. "Era um grande ator, todos reconhecem o seu impressionante currículo. Passou por várias companhias de teatro em Portugal e trabalhou com grandes cineastas, começando pelo Manoel de Oliveira", afirmou.
Raposo não só parabenizou o talento de Luís Lucas, mas também enfatizou o seu carácter. "Era uma pessoa de uma simplicidade e generosidade extraordinárias. Aqueles que não tiveram o privilégio de o conhecer não têm ideia da dimensão humana que ele possuía", adicionou. "Era um amigo querido e fácil de se ter ao lado. Ser amigo de Luís era algo natural, tantando pelo carinho que ele emanava", concluiu.
José Raposo falou ainda sobre a sua última visita a Luís, que aconteceu "há uns meses". "Ele estava bem, e isso torna esta notícia ainda mais inesperada. Acredito que a dor que sinto se reflete em muitos outros do seu círculo, pois era extremamente querido", disse.
A Academia Portuguesa de Cinema também prestou homenagem ao ator, lembrando que ele se formou no Conservatório Nacional e foi um dos membros fundadores do grupo Comuna - Teatro de Pesquisa. O seu trabalho também incluiu colaborações com companhias de renome como a Cornucópia e o Teatro da Graça.
Na grande tela, Luís Lucas participou em filmes marcantes como 'Alexandre e Rosa' (1978), 'Passagem ou Meio Caminho' (1980), e 'Um Adeus Português' (1985). Na televisão, deixou a sua marca em séries como 'Médico de Família', 'Jornalistas' e 'Coração d’Ouro', além de ser o narrador da série 'Conta-me Como Foi', exibida pela RTP.
O legado de Luís Lucas perdurará na memória de todos aqueles que tiveram a sorte de o conhecer e de apreciar a sua arte.