Cultura

51.º Festival Internacional de Música de Espinho promete uma diversidade de artistas

há 5 horas

O 51.º Festival Internacional de Música de Espinho inicia a 8 de junho, abrangendo 14 concertos com nomes como Al Di Meola, Angélique Kidjo e Martin Fröst, com entradas a partir de 5 euros.

51.º Festival Internacional de Música de Espinho promete uma diversidade de artistas

A 51.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) tem lançamento agendado para 8 de junho. Durante este evento, que se prolonga até 19 de julho, estão programados 14 concertos, incluindo várias estreias a nível nacional, com artistas de renome como Al Di Meola, Angélique Kidjo, Martin Fröst e Joshua Redman.

O festival, realizado em Espinho e que abrange a região de Aveiro e a Área Metropolitana do Porto, oferece um formato acessível ao público, com concertos gratuitos e bilhetes a preços que variam entre 5 a 15 euros, visando proporcionar um contato intrínseco com diversas vertentes musicais. Alexandre Santos, coordenador da programação, sublinha que o FIME se consolidou como uma "referência essencial" na cena dos festivais de música clássica em Portugal, destacando não só a "excelência" dos artistas convidados, mas também a "inovação" nas suas propostas, que vão desde a inclusão de jazz até concerts dedicados a um público mais jovem.

Al Di Meola é um dos grandes nomes deste ano, com uma apresentação especial marcada para 21 de junho, onde terá a estreia nacional do seu novo álbum "Twentyfour", gravado durante a pandemia, agora numa versão acústica.

No dia 19 de julho, a cantora Angélique Kidjo, oriunda do Benim, fará a sua estreia com a Orquestra Clássica de Espinho, prometendo um espectáculo sinfónico rico em "canções africanas emblemáticas" sob os arranjos de Derrick Hodge.

O clarinetista sueco Martin Fröst terá o seu momento em cena a 27 de junho, acompanhado pelo violinista Daniel Rowland e a Camerata OCE, interpretando obras de compositores como Kurt Atterberg e Brahms, com um foco nas tradições musicais dos nómadas europeus.

Outra atração será o saxofonista Joshua Redman, que apresentará a Orquestra de Jazz de Espinho no dia 16 de junho, em que se aventurará na tradição explosiva do jazz com uma 'big band'.

Além destes, o festival contará com outros conjuntos e solistas, incluindo Ars Ad Hoc, Lea Desandre, Anacronía e a Orquestra da Academia Barroca de Ambronay. O pianista Pedro Burmester também marcará presença, explorando o romantismo de Schubert em colaborações com destacados músicos.

O FIME de 2025 trará ainda dois concertos inéditos em Portugal, como o de Leticia Moreno & Friends no dia 12 de julho, que honrará compositores clássicos, e o espetáculo do quarteto britânico Kismet no dia 13, que explorará novas fronteiras da improvisação.

As famílias e os mais jovens não ficam de fora, com "concertos juniores" dedicados ao universo do jazz e à "Flauta Mágica" de Mozart, prometendo um envolvimento especial com a nova geração.

Tags:
#FestivalDeMusica #Espinho2025 #CulturaParaTodos