Economia

49 Novos Fogos Habitacionais Inaugurados para Pescadores em Faro

Hoje, na freguesia de Montenegro em Faro, foram inaugurados 49 fogos habitacionais para realojar famílias de pescadores, permitindo a demolição das casas nas zonas de praia.

12/08/2025 21:30
49 Novos Fogos Habitacionais Inaugurados para Pescadores em Faro

Foi inaugurado, na freguesia de Montenegro, um lote de 49 fogos habitacionais destinado ao realojamento de famílias de pescadores da Praia de Faro, cujas habitações serão demolidas. O evento contou com a presença do primeiro-ministro e do presidente da câmara, Rogério Bacalhau, que enalteceu a coragem destas famílias ao optarem por mudar-se para estas novas residências.

O autarca salientou que, apesar deste ser um passo difícil e repleto de memórias, representa um avanço em direção ao futuro, afirmando que este realojamento não apaga a história, mas acrescenta novos capítulos a ela.

Os apartamentos, que compõem a nova habitação em regime de arrendamento apoiado pelo município, incluem 22 T1, 15 T2 e 12 T3. Este projeto, financiado integralmente pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), teve um custo final de cerca de 6,4 milhões de euros, tendo inicialmente sido adjudicado por 5,3 milhões.

Além disso, foi anunciado um investimento adicional de um milhão de euros para a renaturalização da península do Ancão, que inclui a demolição das 49 construções nas áreas da praia de Faro. Atualmente existem 87 edificações nos extremos da praia, e a demolição desses prédios fará com que permaneçam apenas 38 habitações nestes núcleos.

Das 49 edificações sinalizadas para demolir, 37 estão na zona poente e 12 na zona nascente, embora ainda não haja uma data definida para o início das demolições. Este processo de demolição é parte do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) e começou em 2014 com a remoção de construções ilegais nas ilhas da ria Formosa. Desde então, várias demolições têm ocorrido em diferentes zonas, sempre com forte contestação.

#Realojamento #Faro #CidadesSustentáveis