País

20 idosos do lar de Mirandela recebem alta após incêndio devastador

Vinte dos 25 feridos no incêndio no lar de Mirandela já receberam alta. Um idoso continua em cuidados intensivos e quatro estão internados. A investigação do caso prossegue.

há 8 horas
20 idosos do lar de Mirandela recebem alta após incêndio devastador

Na sequência do incêndio ocorrido na madrugada de sábado num lar da Misericórdia de Mirandela, 20 dos 25 idosos feridos já foram oficialmente dispensados das suas internamentos, conforme indicado pelo provedor da instituição, Adérito Gomes, à agência Lusa.

Os utentes que ainda permanecem nos hospitais incluem um idoso em cuidados intensivos no hospital de Bragança, enquanto quatro outros estão internados na unidade de Mirandela, todos devido à inalação de fumo, sem apresentar queimaduras.

O responsável pela Santa Casa da Misericórdia de Mirandela acredita que os quatro pacientes em Mirandela poderão ter alta dentro de "um ou dois dias".

A origem do incêndio está relacionada a um curto-circuito num colchão elétrico anti-escaras. Tragicamente, o incêndio resultou na morte de seis idosos: três foram encontrados carbonizados e três pereceram devido à inalação de fumo. Ao todo, 25 pessoas foram feridas, cinco das quais em estado grave.

O alerta foi dado por três funcionárias presentes no lar, que realizaram uma ronda apenas dez minutos antes do fogo deflagrar. Adicionalmente, o sistema de alarme de fumo não ativou durante a ocorrência.

A Polícia Judiciária está atualmente a investigar as causas do incêndio e as circunstâncias que levaram a esta tragédia.

#TragédiaMirandela #SolidariedadeIdosos #InvestigaçãoIncêndio