Mundo

Zelensky apela a aliados para intensificar pressão sobre Moscovo

há 4 horas

O Presidente ucraniano solicita reforço de sanções contra a Rússia após novos ataques durante a trégua do Dia da Vitória, que a Ucrânia assinala a 8 de maio.

Zelensky apela a aliados para intensificar pressão sobre Moscovo

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo aos países aliados para que aumentem a pressão sobre a Rússia, especialmente após uma série de ataques russos que ocorreram na passada noite, em plena vigência do cessar-fogo de três dias declarado unilateralmente por Moscovo.

Este cessar-fogo, que teve início às 00h00 locais, visa marcar os 80 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, uma efeméride que a Rússia celebra desde os tempos da União Soviética. A Ucrânia, por sua vez, também reconhece oficialmente esta data desde a sua independência, mas a partir de 2023 a comemoração será feita a 8 de maio, ao invés de 9, conforme a tradição russa.

Apesar da declaração de trégua, Zelensky relatou que a Rússia continuou a lançar bombardeamentos, incluindo sobre a região de Sumi, que faz fronteira com o território russo. Na sua declaração de quarta-feira à noite, o líder ucraniano esclareceu que não se comprometeu a respeitar a trégua e reiterou que Kyiv propõe um cessar-fogo mais abrangente, com uma duração mínima de 30 dias.

Num post nas redes sociais, o Presidente sublinhou a importância de os aliados de Kyiv exercerem mais pressão sobre Moscovo e introduzirem sanções mais rigorosas, afirmando que apenas assim será possível "abrir o caminho à diplomacia".

Zelensky também criticou as festividades marcadas para sexta-feira em Moscovo, chamando-as de "um desfile de cinismo e mentiras" que desmerece a memória dos que lutaram contra o regime nazi.

A Rússia, que enviou tropas para a Ucrânia em 2014 e lançou uma invasão em grande escala em 2022, continua a ser alvo de críticas internacionais. A celebração do Dia da Vitória, que une tanto aliados europeus como os Estados Unidos, marca uma data de reflexão histórica para a Ucrânia e para o mundo.

Tags:
#PressãoSobreARússia #CessarFogoUcraniano #DiaDaVitória